quinta-feira, 18 de abril de 2013

Regrinhas de etiqueta

Jantar formal á vista? Não precisa ficar sem apetite. 
Veja a disposição correta de talheres e afins.

Faqueiro completo:
– Cada talher é usado de numa etapa da refeição. Garfos ficam á esquerda; facas e colher de sopa á direita. A sequência de uso é de fora para dentro. Para a sobremesa, utilize os talheres á frente do prato.

Brinde sem erro:

- As taças ficam á direita e são pelo menos duas: uma para água e uma para outra bebida. Certas mesas contam com ate quatro delas: a maior para a água e as outras para vinhos tinto, branco e espumante. A do vinho branco é menos do que a do tinto.

A questão do guardanapo:

- Na mesa formal, o guardanapo fica a esquerda ou, se não houver espaço, em cima do prato. Deve ser colocado sobre o colo e usado sempre antes de beber algo. É comum haver também um guardanapo de papel, para retirar o excesso de batom.

De quem é esse pãozinho?

- Se estiver no pratinho á sua esquerda, é seu. Use a faca para a manteiga e outras pastas. Para cortar o pão, não precisa complicar, use as mãos.

Start:

– Quem começa a refeição é sempre o anfitrião. Se na hora H surgir alguma duvida, a dica é tentar imitá-lo, e não a pessoa que está ao lado.

Em que mãos usar o garfo e a faca?

– Garfo na esquerda, faca na direita. Impossível comer com a canhota? Sem problema. Trocar os talheres de mão é permitido. Uma dica é cortar dois ou três pedaços de carne com o garfo na esquerda e, depois, leva-los á boca com a direita. Só não vale cortar o file inteiro de uma vez.

Sem cortes:

– Verduras e massas não pedem faca. Massas longas devem ser enroladas com o garfo. Para a salada, a regra é dobrar as folhas, transformando-as em uma trouxinha que caiba na boca.

E esse caroço de azeitona?

– Sem Pânico. Retire-o com os dedos e coloque no canto do prato. No caso de espinha de peixe, a receita é a mesma: Tente leva-la ate o canto da boca e pegue-a com os dedos. Em caso de engasgo, não sofra em nome da etiqueta. Saia educadamente e peça ajuda!

Essas são as regrinhas mais básicas, em breve postarei mais dicas.



-Sugestões-

 - Os copos na mesa ficam virados de boca para cima.
-  Os pratos também têm que ficar virados para cima e não emborcados.


-  Deixar etiquetas em copos e pratos é sinônimo de exibicionismo e não de qualidade.

-  Paliteiro na mesa, nem pensar. Palitos só podem ser usados no banheiro.

- Guardanapos são fundamentais em qualquer situação. Nas mesas formais, eles têm que ser de pano.




                     - Dez pecados capitais á mesa-

1. Cortar a comida toda em pedacinhos.


2. Falar gesticulando com os talheres.


3. Falar muito alto.


4. Falar de boca cheia.


5. Misturar a comida toda no prato.


6. Comer com os braços abertos, empurrando quem está do lado.


7. Colocar os cotovelos sobre a mesa.


8. Palitar os dentes.


9.  Empilhar os pratos na hora de tirar a mesa.


10. comer antes do convidado.


                    Lenny Niemeyer - Delícia receber



-Dez flores preferidas para decoração da 

casa e arranjos-



1. Angélica.  é super cheirosa, tenho sempre na minha casa. fica bem misturada com outras flores brancas, como lírios, rosas e lisianto.




2.Cimbídio, espécie de orquídea,  que já vem plantada. Faz volume, dispensa arranjos e tem longa duração. gosto das flores em tons de amarelo e rosa.




3. Phalaenopsis. orquídea branca que já vem plantada, tem galhos comprido se fica harmônica reunida com duas ou três da mesma espécie.Ideal para arranjos de mesa.




4.Rosas brancas.  São flores clássicas e ficam lindas misturadas com angélica e lírios para quebrar a formalidade.




5.Lisianto. Prefira a branca e misture com lírios e angélicas. Tem preço mais acessível que as rosas, e funciona para dar volume.


6.Agapanto. Branca e lilas, fica bem sozinha, sem ser misturada  com nenhuma outra. Como tem haste firme, facilita para fazer arranjos.  Para usar em arranjos sobre a mesa de jantar, corte as hastes e coloque-a em vasos baixos.


7.Boca-de-leão. Fica linda ao lado de lírios, aposte na branca e na rosa.


8.Oncídio. Mini orquídeas amarela. Vem plantada. O segredo é  comprar com duas ou três no mesmo vaso. Dura de 15 a 20 dias, perpetuando o clima festivo em casa.



9.Girassol. É uma flor forte e só deve ser misturada com folhagem verde, tem bom preço e fica perfeita para dias alegres e ensolarados.




10.Gipsófila. Flor super pequena e muito delicada. Recomendo que se misture com flores brancas.




 - Dicas extremamente importante para decorações: 



*Decore com os arranjos, velas e escolha as cores para acessórios, jogos americano e louças, fica muito chicmas faça tudo com equilíbrio.




* Compre as flores com dois ou três dias de antecedência e lembre-se de informar ao vendedor quando será a festa, para ter exemplares "no ponto". 



* "Rosas e lírios precisam estar abertos no dia do evento", avisa Vic Meirelles. Astromélias, que podem ser encontradas o ano todo, e orquídeas são ótimas opções, recomenda o florista. Na véspera do evento, monte o arranjo e , no dia, troque a água. Para não errar na montagem, opte por combinações monocromáticas. Se quiser ousar, misture rosa, roxo e amarelo, sugere Vic. Além da mesa, o resto da casa também merece ser "vestido"para o grande dia. Espalhe flores ou velas pelos ambientes e dê novas funções aos móveis. Uma estante pode servir de aparador, por exemplo. Use mesas de centro e laterais para acomodar copos, bandejas e  pratos.




                                                                         Cejy Bessa.